terça-feira, 2 de abril de 2019

"ANIVERSÁRIO DE SUA ALTEZA A PRINCESA MAHA CHAKRI SHIRINDORN"

A minha homenagem a Sua Alteza a Princesa Maha Chakri que hoje completa 64 anos de idade. A Princesa que o  Povo da Tailândia ama. Sua Alteza, tem dedicado sua vida a servir o Povo Tailandês. Desde muito nova acompanhou seu Pai, Sua Majestade o Rei Bhumibol Adulyadej. Poucos portugueses conhecem que Sua Alteza visitou a Embaixada de Portugal, em Banguecoque, no dia 18 de Maio de 2006, para inaugurar a nova chancelaria. A seguir publico, parte de fotografias, tiradas por mim,  a dar conta da visita de Sua Alteza à missão diplomática de Portugal na Tailândia.
Sua Alteza a Princesa Maha Chakri chega à embaixada e cumprimentada pelo embaixador João Lima Pimentel.
A Princesa e embaixador junto a um quadro, em azulejos, que evoca os descobrimentos portugueses. Foto na chancelaria que Sua Alteza tinha acabado de inaugurar.
Sua Alteza no interior da chancelaria
Sua Alteza Princesa Maha Chakri, depois da inauguração da nova chancelaria, acompanhada do embaixador Lima Pimentel.
Sua Alteza ouve, com interesse, as informações de embaixador Lima Pimentel
Entrada para o Jardim de Portugal.
Junto à piscina do Jardim de Portugal
Passeando na relva, bem aparada e frondosas árvores do Jardim de Portugal
Sua Alteza tira fotografia ao palacete, residência dos que têm sido dos representantes de Portugal na Tailândia desde 1860
Sua Alteza  no jardim tendo pelas costas o belo edifício, airoso, de arquitectura Sino-Portuguesa e único em todo o território nacional.
Sua Alteza dirige-se para o palacete. Uma construção, rara na capital tailandesa, que a modernidade e as que existiam foram vítimas, da modernidade e voracidade do camartelo.
Sua Alteza, é recebida por amigos do embaixador Lima Pimentel, na entrada do belo edifício, decorado com azulejos portugueses, da famosa marca Viúva Lamego.
Sua Alteza, antes do almoço, ouve musica de piano executada pelo Paulo,músico brasileiro e amigo do embaixador Lima Pimentel.Excelente pianista!
Convidados ouvem a música do Paulo.
Sua Alteza sobe as escadas e seu olhar concentra-se na fotografia de Sua Majestade Sua Mãe que eu tinha tirado, neste mesmo edifício 12 anos antes.
Sua Alteza na magnifica varanda do palacete centenário.
Sua Alteza admira a beleza da varanda.
Sua Alteza ainda na varanda dirige-se para a sala de jantar.
Oferecido, pelo embaixador Lima Pimentel a Sua Alteza.
Depois do almoço, Sua Alteza, sorridente, é convidada, pelo embaixador Lima Pimentel a sentar-se.
Sua Alteza conversa com embaixador e de chávena de café na mão, Nuno Caldeira da Silva, actual Cônsul Honorário de Portugal, nas Terras do Norte e em Chiang Mai.
A secretária do embaixador Pralom com o seu característico sorriso. Pralom (lado esquerdo visto de frente) fala e escreve correctamente português. Hoje professora da Língua de Camões na famosa Universidade de Chulalongkorn e a primeira na Tailândia.
Embaixador Lima Pimentel, apresenta a Sua Alteza o pessoal da residência.
Sua Alteza desce as escadas, para partir, tendo pelas suas costa a fotografia de Sua Majestade a Rainha sua Mãe, cuja esta foi tirada por mim em 1995. Nunca, antes, Sua Majestade a Rainha Sirikit visitou outra embaixada em Banguecoque, ou acreditamos mesmo depois. 
Sua Alteza parte da Residência onde se quedou por cerca de 3 horas. Sua Alteza uma inolvidável simpatia. Uma Princesa do Povo da Tailândia.
Eu, antes de Sua Alteza a Princesa Maha Chakri chegar à embaixada. Numa altura em que eu tinha algum valor. Hoje vou desfolhando o meu vasto livro de memórias, que tantas são numa vida, honesta que me orgulho, a servir Portugal na Tailândia. Tenho duas Pátrias: Portugal e a Tailândia.
José Martins