quarta-feira, 26 de setembro de 2018

MEMÓRIAS: "QUANDO A BANDEIRA DE MACAU, PORTUGUÊS, FOI ARVORADA PELA ÚLTIMA VEZ NA TAILÂNDIA"




A minha passagem, durante 41 anos, pela Tailândia está repleta de histórias. Esta, que brevemente conto, trata-se da vinda de Macau uma delegação aos Jogos da ASEAN que tiveram efeito em 1998. 
 .
O bom embaixador, que Deus tem. Gabriel Mesquita de Brito incumbiu-me de ser o “ponta de lança” e assistente à Delegação de Macau, chefiada por Manuel Silvério. 
 .
Como tradutor, de tailândês para o inglês, o velho Chanceler Chalerm com quase 50 anos de bons  serviços, na Secção Consular da Embaixada. 

Os jogos realizaram-se na Universidade de Thamasat, cujas instalações de acomodação e complexos desportivos, estão à altura da realização de Jogos Olímpicos. 
 .
Em 2007, nos Jogos Mundiais Universitários, vi com alegria a Jessica Augusto, na prova de 5000 metros, ganhar medalha de ouro. 
 .
Antes e durante os Jogos da ASEAN andei numa fona para que nada falhá-se e em verdade tudo correu sobre rodas. 
 .
Por tal a Organização dos Jogos da ASEN, concedeu-me um Certificado de Reconhecimento e Apreciação que figura, pendurado, na sala onde trabalho.
 O mascote dos jogos "Chao Yo"
A delegação de Macau à chegada ao aeroporto internacional de Bangkok - Don Muang
 A chefiar a Delegação Manuel Sivério. A seu lado direito Jorge Rangel.
 Manuel Silvério antes da Bandeira de Macau subir ao mastro.
A Bandeira de Macau, como o símbolo da Monarquia Portuguesa sobe o pau de bandeira.
Pela última vez, na Tailândia, a Bandeira de Macau, sob a administração portuguesa. flutua ao lado da dos Jogos da Asean, cujos  estes, depois da Indonésia, este ano voltarão à Tailândia em 2019. Lá estaremos. Fotos de texto: José Martins