sexta-feira, 1 de setembro de 2017

MEMÓRIAS MINHAS: “TORNEIO DE GOLFE”


Não foi ontem,nem há 10, mas há 20 anos, que se realizou um torneio de golfe para as bandas da estância balneária Hua Hin, a uns 150 quilómetros  ao oeste de Banguecoque. 
 .
 
A realização do torneio foi obra e graça da senhoras, esposas dos diplomatas acreditados no Reino da Tailândia cuja receita revertia para a Cruz Vermelha Internacional. Há patrocínios de empresas estabelecidas na Tailândia, inclusivamente o Governo de Macau que alilhava, em todos os eventos com a Embaixada de Portugal. 
 .
Golfistas portugueses havia dois participantes: a embaixatriz Babet de Brito e o Dr. Abranche Jordão em comissão de serviço por seis meses. Entre mim e o Dr. Abranches Jordão, durante sua permanência em Banguecoque criou-se uma amizade salutar. . Eu nomeado Representante do ICEP, teria que fazer ver ao pessoal que Portugal devia estar presente no certame, não só com dois participantes, como assim com posters, turísticos, ao longo das bermas da estrada/picada que ia dar ao “Swang Resort & Golf Club”. 
.  
A partir do nascer de aurora, batidos pelo martelo, espetava duas dúzias de posters para que os golfistas os lessem, quando conduziam suas viaturas, que Portugal estava ali presente.  
.
No no jogo do golfe eu fui o motorista de carro eléctrico do Dr. Jordão que quando falava como desportista de tacadas ninguém lhe levava a melhor.... Daria-o, quem o ouvi-se falar, um Tiger Wood....Inicia-se o torneio, Dr. Jordão manda a primeira tacada e a bola cai no meio do lago e mau começo.... 
.
Dr. Abranches um excelente, diplomata, amigo que entrava ao serviço junto às 11 e meia da manhã, encasacado e a queixar-se do calor e eu respondia-lhe: "tire o casaco se sente calor..." 
.
O meu bom amigo, diplomata, Dr. Abranches Jordão à 1 e meia da tarde zarpava da embaixada e seguia para o arcondicionado de casa. Seguem fotos legendadas.

As boas vindas à entrada do "Sawang Resort & Golf Club
Ainda o sol não tinha nascido já eu na berma da picada espetava porters a falar de Portugal... 
O Poster.... A Tap Air Portugal está lá..... 
As raparigas que ajudam os golfistas....
A bandeira de Macau a flutuar... O relacionamento sempre foi muito salutar entre a embaixada de Portugal e Macau....
Os prémios...
A equipa Portugal, com a embaixatriz Babet de Brito e Abranches Jordão...
A primeira e infeliz tacada do Dr. Jordão.... A direcção da bola foi o lago!!!!

Mas o jogo continuou, mesmo penalizado o dr. Jordão....
Embaixatriz Mesquita de Brito recebe a menção honrorosa de participação da equipe Portugal.
Texto e fotos de José Martins