sexta-feira, 10 de agosto de 2018

TAILÂNDIA: "EMBAIXADOR DE TIMOR-LESTE, JOAQUIM AMARAL, PELAS TERRAS DO ISARN"

A convite do senhor Yuthasak Supasorn, Governador da Autoridade do Turismo da Tailândia, embaixador de Timor-Leste, Joaquim Amaral, visitou as “Terras do ex. Império dos Khmer”, para se inteirar das realidade de duas províncias, nas imensas terras do Isarn, do progresso imparável, da cidade de Buriram, considerada a cidade do desporto da Tailândia. Entre o grupo de convidados, estavam incluídos, embaixadora das Filipinas, secretário da Embaixada de Marrocos, em Banguecoque e representante da Arménia, acompanhados por dois Governadores de província. A seguir publicamos fotos, legendadas, onde damos conta do itinerário do embaixador Joaquim Amaral e acompanhantes.

 Inicio, depois de chegada a Buriram, do embaixador Joaquim Amaral e seus colegas,trajando à Isarn! 
Da esquerda para a direita: senhora representante do turismo de Buriram,segundo secretário da embaixada de Marrocos,embaixadora das Filipinas,Governador de Buriram, senhor Anusorn Kaekwan, senhor Yuthasak Supasorn,Governador do Turismo da Tailândia,representante da Arménia e mais acompanhantes. Esta foto foi tirada junto ao estádio (catedral desportiva de aço) do Buriram United que conquistou por cinco vezes a Taça da Primeira Liga da Tailândia.
O grupo tendo como pano de fundo o "Castle", templo Khmer, na cidade de Buriram, cujo este foi mandado construir, nos moldes das raizes Khmer, por Newin Chidchob, grande empreendor e empresário que viria a mudar a face de Buriram e traze-la para a modernidade.
A riqueza da arquitectura Khmer foi um dos pontos altos a visitar. Pelas vastas terras do Isarn, a cada passo, encontramos as maravilhas, centenárias, da cultura do Império Khmer (AQUI)
Hospitalidade e simpatia é a característica, tradicional, do Governo Tailandês a seus convidados. Vemos o grupo na entrada para um conjunto de ruinas Khmer.
Pano de fundo uma maravilha Khmer. Blocos de pedras recheadas de história.
Pedras que falam....
Embaixador Joaquim Amaral e acompanhantes visitaram 4 lagoas, cujo projecto é de autoria e filosofia de Sua Majestade o Rei Bhumibol Aludyadej (falecido) com a finalidade de melhorar a vida das gentes da região, quer nos abastecimento de água às povoações como assim a rega dos campos agrícolas.
Beleza e simpatia tailandesa. Assistentes das individualidades, convidadas, vindas de Banguecoque, para se inteirarem do progresso de províncias de Buriram.
Céu azul flocos de nuvens brancos e  água cristalina da lagoa para melhorar a vida das gentes do Isarn.
Foto de família que ficará para recordar.....

Gente feliz contente!
Os convidados escutam, do orador, as realidades do progresso dos empreendimentos levados a efeito.
Numa aldeia, com seus habitantes, numa foto de família.
Em mais outra aldeia com os habitantes.
Embaixador Joaquim Amaral aprende a arte de tecelão!!! Um tear manual, operado por uma senhora, tailandesa, de onde sai tecido de alta qualidade, inclusivamente, as famosas sedas tailandesas.
Junto a uma plantação de plantas, cuja fibra depois de seca e preparada vai dar lugar a confecção a artigos de artesanato.
Embaixador Joaquim Amaral, cumprimenta à boa maneira, tailandesa, uma aldeã do Isarn.
Uma bela imagem onde se nota muita simpatia.
Senhor Yuthasak Supasorn,Governador do Turismo da Tailândia e embaixadora das Filipinas proferem umas palavras, junto a ruinas de templo Khmer
Embaixador Joaquim Amaral recebe um presente, uma camisola do Buriram United.

Embaixador Joaquim Amaral dá uma "ajudazinha" à senhora tintureira de fios de algodão.
E mais uma "ajudazinha"
Embaixador Joaquim Amaral torce os fios de algodão depois de tingidos....
E de regresso a Banguecoque, depois de dois dias nas Terras do Isarn, embaixador Joaquim Amaral, despede-se com uma "chapelada", não só pelos conhecimentos obtidos como a hospitalidade com que foi recebido.
Textos: José Martins