terça-feira, 27 de março de 2018

TAILÂNDIA: “NA ROTA DOS PORTUGUESES”


Uma bela imagem de um barco ancorado na enseada de águas tranquilas, do Golfo da Tailândia em Prachuab Khiry Khan
.
Praticamente sem contar, hoje 28 de Março de 2018, encontro-me na cidade Prachuab Khiry Khan, com o “True Bangkok United FC”que esta tarde vai disputar um encontro com o clube de futebol local, onde no estádio vou, mais uma vez, colocar à prova os meus dotes de fotógrafo, desportivo, amador. 
 .
Porém, hoje de manhã de máquina fotográfica fui explorar a cidade à beira mar. Enquanto caminhava pelo logo passeio junto à praia não viva alma por ali caminhava se cruzasse comigo. 
 .
Olho o mar e não muito distante dos meus olhos pedaços de montanhas que formava pequenas ilhas. Caminho cerca de uns três quilômetros em direcção ao sul e uma ponte penetra no mar onde no final está um farol. 
 .
Ao lado direito uma larga enseada com barcos ancorados. Parei e puxei pela minha memória e veio à mente que ali, naquela enseada, embarcaram e desembarcaram portugueses: Duarte Fernandes em 1511,  vindo de Malaca dirige-se a Ayuthaya para dar a boa nova ao Rei Rama Tibodi II que os Portugueses conquistaram Malaca; em 1512 António Miranda de Azevedo com presentes para Sua Majestade o Rei onde se incluía uma espada cravada com pedras preciosas;  em 1516 Duarte Coelho em outra missão cuja esta iria consolidar as boas relações, seculares, entre Portugal e a Tailândia.  
 .
Prachuab Khiry Khan fascinou-me e nesta semana  vou escrever um artigo, com imagens, sobre esta cidade e a passagem dos três portugueses ilustres que viria contribuir para que amizade entre Portugal e a Tailândia perdure até aos dias de hoje.
José Martins