quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

NATAL NA EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BANGUECOQUE

A escassos dias do Natal e ocasião em que os laços de família  e amizade se estreitam Embaixador Francisco Vaz Patto, seu companheiro de vida, Dr. Kevin Colleary tiveram o prazer, ontem 14 de Dezembro, pelas 17,30, de receber no Salão Nobre da residência, oficial dos embaixadores de Portugal acreditados no Reino da Tailândia, cerca de 50 convidados, entre os quais, portugueses e amigos de suas suas relações de diferentes nacionalidades. Festa simples, mas cheia de calor humano, onde não faltou comida, genuinamente portuguesa: primorosas e apetitosas entradas, arroz de bacalhau, creme. figos e tâmaras recheadas com com frutos secos, tinto e branco, português, de boa vinha. As imagens a seguir dão conta da recepção.

A entrada para a Residência apresentava-se com aspecto natalício
A sala de entrada e espaço de assinatura dos convidados onde se encontra, exposta, uma bela peça secular,porta de madeira de Teca, onde fora entalhados as figuras de dois soldados portugueses, seiscentistas, da era de Ayuthaya e pouco depois de chegarem ao Reino do Sião (1511). Lembra-se que os portugueses foram os primeiros homens, do ocidente a conhecer o Reino de Ayuthaya (mais tarde Reino do Sião e presentemente Tailândia) relações de amizade que duram há 506 anos
Logo após a entrada dos convidados houveram as fotos de portugueses, para lembrança do futura, com Embaixador Vaz Patto, sempre com a sua palavra simpática, característica de anfitrião e amiga para com todos. Na imagem: a estudante e professora Beatriz Canas Mendes de duas universidades, tailandesa, Anork Mágico, Embaixador Vaz Patto e a Esperança Rodrigues, casada com um empresário tailandês e 38 anos residente na Tailândia.
Ao centro o sorriso cativante da secretário, do embaixador Vaz Patto, Lanlalit Samanuhat, com dois convidados
Da esquerda para a direita: esposa de Luis Azevedo comandante de aviões comerciais. Pedro Abreu delegado do AICEP sediado ma embaixada de Portugal em Banguecoque.
Dr. Kevin Colleary com dois convidados....
O vinho oferece imagens bonitas e alegria
Um vinho tinto de estalo e "pomada" de boa cepa!
Surpresa! A pequenina menina: "Merry Christmas Mr. Ambassador"
Uma palavra amiga e de Natal, para todos, do Embaixador Vaz Patto....
Cavaco lusitano entre Beatriz Canas Mendes e Esperança Rodrigues
Uma senhora convidada e o selfie com o Dr. Kevin Colleary
Entre dois copos uma imagem com Embaixador Vaz Patto e um convidado estrangeiro....
Três senhoras, numa bela imagem de fraternidade natalícia.
Dois portugueses: o copo na mão e os pratos de arroz de bacalhau confeccionado à moda portuguesa.....Português da esquerda, usa o pseudónimo "Anork Mágico", escolheu a Tailândia, depois de se reformar para viver. Alma Lusa, de alegria constante, a juntar à comunidade.
Os copos de vinho e os pratos, nas mãos, para atacar no arroz de bacalhau confeccionado pela cozinheira, chefe, Margarida Amaro da Embaixada de Portugal.
Embaixador Vaz Patto, em curto improviso deseja a todos os convidados um Natal Feliz e imensos sucessos para o Novo Ano que se aproxima.
Embaixador Vaz Patto com Dr. Kevin Colleary levantam o copo e brindam com todos ali presentes...
Bebendo, comendo entre dois dedos de conversa...
Dois jovens em conversa, ela a querida e o benjamim da comunidade portuguesa, residente em Banguecoque, Beatriz Canas Mendes. Ele (me desculpe por mão escrever seu nome) funcionário da Embaixada de Portugal em Banguecoque.
O casal, confortalmente sentados, conversam e saboreando o creme e os conhos da Margarida Amaro...
Atacando nos sonhos e no creme que além do paladar excepcional o torrada da superfície oferecia um tom especial e o cheio a delicioso.De parabéns a Margarida Amaro e venha lá próxima receita na recepão a seguir!
E assim foi seguindo a festa onde não faltou a simpatia e os sentimentos natalícios...
Levantam-se bem alto os copos em honra do vinho português que alegra o coração e amorna os cérebros!
A Esperança Rodrigues entre Pedro Costa e o velho funcionário da embaixada Narong.
O selfie da Esperança Rodrigues com Embaixador Vaz Patto...
Foto de família (Parte dos convidados já tinham partido), a lembrar a Festa do Natal da Embaixada de Portugal em Banguecoque no ano 2017
Imagens e texto de José Martins