terça-feira, 7 de novembro de 2017

TAILÂNDIA: "ALEMFADO - MULTIMÉDIA CONCERTO NA UNIVERSIDADE DE CHULALONGKORN"

Ontem na prestigiosa Universidade de Chulalongkorn e a mais antiga instituição de ensino superior de Banguecoque, teve lugar um concerto de piano, multimédia, executado pelo pianista João Vasco que viria a deliciar os que escutaram, entre as quais pessoas ligadas à Cultura, Artes, Diplomacia e membros da comunidade Portuguesa residente na Tailândia. 
.
ALEMFADO o genérico escolhido para uma interpretação musical de grande qualidade, onde se conjuga o dedilhar das teclas do piano com as cordas da guitarra de Carlos Paredes, autores, de letras, famosos como Ary dos Santos, António Vitorino d´Almeida, Mário Laginha, Alexandre O´Neill, David Mourão Ferreira em parte com interpretações por Amália Rodrigues, Carlos do Carmo e Mafalda Arnout. Seguem a seguir imagens que dão conta do magnífico e raro evento evento.
A entrada para o sala onde se iria ouvir o pianista João Vasco. Alunos, tailandeses, o ensino de Português do Centro Cultural agregado à Embaixada de Portugal na capital tailandesa, receberam os convidados.
Antes do espectáculo os convidados, ao concerto, vão trocando, entre eles, umas palavras.
Convidados, junto ao embaixador Francisco Vaz Patto e Dr. Kevin Colleary que recentemente contrairam, para vida conjunta, matrimónio em Lisboa.
A plateia, preenchida, com poucos assentos disponíveis. Ontem, o tráfego, em Banguecoque, muito intenso o que dificultou as pessoas movimentarem-se facilmente para atingirem  os lugares pretendidos o que viria a motivar uns poucos lugares não ocupados.
Os apresentadores da actuação de João Vasco. Executaram-no impecavelmente em língua tailandesa e inglesa.
Em altura do toque do Hino Nacional da Tailândia. Neste Reino não há qualquer evento cultural,desportivo ou outros, nacional, que o Hino do Reino não seja tocado, o que dá aso a união nacional
Antes da exibição de João Vasco, como pano de fundo a tradiconal calçada portuguesa, cuja esta foi levada, como símbolo da lusitanidade, para muitas partes do mundo.
Durante do dedilhar das teclas de piano pelo João Vasco o espectador vê, como pano de fundo, o casario as ruas de Lisboa. Primorosa montagem multimédia que terá, como prevemos, largo futuro.
Outra imagem Lisboa.... Deixamos aqui o reparo que, pelo menos, tenha havido uma pequena luz que refletisse, com pouca intensidade, a face de João Vasco, que daria melhor tom às imagens...
A emblemática Torre de Belém como pano de fundo.
A platéia, no final da actuação,  aplaude João Vasco
João Vasco agradece
Embaixador Vaz Patto sobe ao palco e oferece um ramo de flores a João Vasco
João Vasco recebe os aplausos do embaixador Vas Patto e do público.
O público, continua os aplausos e chama João Vasco, novamente, ao palco...
O final do espectáculo, de alta qualidade, que muito agradou aos presentes.

Fotos e texto de José Martins