sexta-feira, 13 de outubro de 2017

EMBAIXADOR FRANCISCO VAZ PATTO E O JORNAL "BANGKOK POST"


Tradução

Em nossa conversa com o embaixador de Portugal em Tailândia, o Excelentíssimo Francisco Vaz Patto, entre as coisas que surgiram, culturais: WTF Gallery e Café, prospecões de start-up, casamentos do mesmo sexo e Tawn C.s recente apresentação de colecções de primavera verão 2018 em desfile de moda.
.
Se alguma coisa é refrescante para testemunhar um oficial burocrático abraçando progressivo, para atividades culturais dianteiras e hip-hip. Mas tal é o caso, e a residência ribeirinha do embaixador recentemente conduziu para mostrar Tawn C.s, roupas que se inspiraram na cidade do Porto - a segunda maior cidade de Portugal depois de Lisboa.
.
Foi a primeira vez que o palacete de estilo colonial foi aberto para mostrar a convidados pelo gosto da moda - resultado da ambição do embaixador de usar a cultura de imagem como instrumento para promover a imagem de seu país.
.
Fazendo pleno uso da casa, os convidados estavam sentados em toda a residência e os modelos se pavoneavam para cima e para baixo em diferentes mudas de roupas fúcsia flouncy com flores summery. "Foi óptimo mostrar através da roupa como é a nossa residência", afirmou o Embaixador Vaz Patto.
.
"Nós pensamos que apresentar uma colecção, de roupas, é algo português, mas também funcionou muito bem.
.
O design, como qualquer tipo de arte, é subjetivo, por isso é a interpretação do Porto no Porto. No entanto, era visível poder ver um pouco de Portugal para a Tailândia. Estou muito feliz por um designer tailandês com um futuro forte e tão famoso como o Tawn é influenciado pelas cidades portuguesas "
.
Que a embaixada abriu suas portas para apresentar uma marca contemporânea bem usada pelas senhoras é apenas um dos muitos eventos que suportam bem. Outro show que acontece atualmente é WTF "Galeria e exposição de Bar" 10795 Days of Bummer ".
.
Falando sobre a característica, a jovem artista portuguesa, Rita Gomes, o embaixador descreveu seu trabalho como "ilustrações que usam palavras e frases. Muito provocantes". Não é que seja um problema quando Gomes trabalha  coisas insolentes como "Dream on, sucker".
.
É convidando que eles estão optando por estarem associados a este assombro do quadril geralmente preenchido com a bela multidão de Bangkok e o motivo subjacente à proximidade da embaixada com a galeria em Portugal.
.
Não há como negar que muitas vibrações jovens provêm desta embaixada e nenhuma rigidez é emitida pelos próprios 51 anos.
.
"Eu não sou um antigo embaixador e minha equipe são jovens" ele concordou com uma risada. "O coração tradicional está lá, mas nós também vemos o trabalho de apoiar a jovem geração de artistas em Portugal e na Tailândia.
.
A Wetry oferece privilégio às novas gerações e tenta abri-las porque os grandes artistas têm agentes para fazer que por si só e não precisam do apoio da embaixada. Todos conhecem os famosos cantores, melhores pintores ou pianistas antigos. É melhor trazer a nova geração e mostrar uma imagem diferente de Portugal que não é apenas tradicional, mas que somos muito modernos e contemporâneos. É o futuro do seu município, olhando para frente "
.
"O próximo ano é um grande ano para nós, porque nós chegamos na Tailândia em 1511, mas em 1518 aprovamos na Tailândia o primeiro tratado de amizade e comércio, então no próximo ano teremos uma intensa agenda de atividades para celebrar 500 anos de esse tratado ", disse o embaixador Vaz Patto.
.
Há muito tempo conhecido como o primeiro país europeu a chegar e erguer a primeira embaixada ocidental na Tailândia. Portugal tornou-se famoso pelo comércio de especiarias da Índia, canhões e armas de sua própria terra. Embora a comunidade portuguesa atual tenha menos de 1.000 pessoas, o embaixador notou: "Uma das características da presença do português foi a integração. Nós nos tornamos tailandeses, então há muitos tailandeses com feições portuguesas nesse bairro e em torno de Igreja de Santa Cruz ".
Ironicamente o turismo entre Portugal e a Tailândia são bastante baixos apesar dos laços de longa data. Cerca de 40.000 visitantes portugueses visitam a Tailândia anualmente e 30.000 Thais dirigem por aí.
.
O natural de Lisboa confessou que são realmente os tailandeses mais conscientes desse relacionamento, pois os portugueses geralmente são menos conscientes da nossa história comum - algo que ele espera mudar, compartilhando amplamente suas experiências sobre a Tailândia sempre que está de volta com amigos, funcionários e jornalistas .
.
Da mesma forma, ele também espera que a Web Summit, a tecnologia e a conferência de estrela tenham lugar em Lisboa em novembro, que atraem mais de 50 mil participantes, atrairão alguns empresários tailandeses. De acordo com o embaixador. Portugal está atualmente se tornando o pad mais quente para as prospecões de start-up na Europa - um movimento que sua nação está pressionando, além de sua oferta típica de produtos agrícolas como o vinho ou o peixe.
.
"Com o crise financeiroa |2007 | tornou-se um dos melhores lugares para os estrelatos, porque temos um número muito forte de grandes graduados educados", explicou. "Quando eles não conseguiram emprego, eles criaram suas próprias empresas e o governo apoiou investimentos em áreas que serão importantes para o desenvolvimento do país". Como Portugal se situa entre os países inovadores do mundo que retiram gigantes antigos em suas costas, tornando-se líderes em novas terras de tecnologias.
.
"Antes da explosão de produção na Ásia, a indústria de vestuário era muito alta em Portugal. A indústria quase morreu, mas agora estamos revivendo essa indústria aplicando novas tecnologias para criar tecidos inteligentes. Grandes empresas como Zara estão voltando para Portugal como nós agora são especialistas no que será o futuro da indústria ", diz ele.
.
Há muitas gemas, menos conhecidas, que Portugal parece oferecer e outra que o embaixador pode revelar este mês é um casamento de volta para casa de  Portugal com o seu partner Dr. Kevin Colleary.
.
"É um show de modernidade em Portugal, com leis de casamento do mesmo sexo que existem há quase 10 anos", afirmou. "Nós sofremos muito durante os tempos de duração e mesmo que sejamos um país tradicional e católico, também é muito aberto em termos de respeito pelos direitos humanos e a igualdade de gênero e é algo com o qual estamos muito orgulhosos. Nós o fazemos de uma maneira discreta, mas acho que essa é a melhor maneira de fazê-lo.
.
"Bonn, Bruxelas, Luanda e Nova York, o Embaixador Vaz Patto está atualmente desfrutando desta primeira postagem asiática na Tailândia, agora dois anos de pousada. A aceitação e calorosa recepção que ele e seu partner receberam aqui continuam sendo uma das suas experiências afectuosas e os Thais para não perder a esperança, apesar de não ter leis concretas que apóiem ​​essa união.
.
Eu posso te dizer da nossa experiência que pode ser difícil, foi um forte movimento para mudar, mas o tempo ajudou. É algo que vai passo a passo. Foi muito trabalho dos defensores dos direitos humanos nesta área, mas também porque a UE o apoiou. 
.
Você está indo passo a passo, com a Lei de Igualdade de género aprovada, que é o primeiro passo. Penso que se você olhar para o Ministério da Justiça e os direitos humanos aqui, eles são muito ativos e trabalhando para isso e tentamos apoiar isso ".
Tradução Livre com o auxílio do Google Tradutor
José Martins