quinta-feira, 31 de agosto de 2017

MEMÓRIAS MINHAS: “GIGANTE DE MANJACAZE EM BANGUECOQUE”

Conheci em Moçambique a história, do Gabriel Mondlane quando o "Diário de Moçambique" noticiou que em Manjacaze um jovem crescia, descomunalmente.
.
Chegou a estar internado num hospital de Lourenço Marques, para médicos descobrirem qual a razão que o rapaz, de 21 anos,  não parava de crescer. 
.
Descoberta ou não o motivo do crescimento, desalmado, do Gabriel, filho de gente modesta, desde então aparecerem oportunistas para o apresentar, numa barraca ao público, ao som de autifantes o "Gigante de Manjacaze”. 
.
Começa na metade da década sessenta a vida, do homem mais alto do mundo com cerca de 2,5  altura, escondido (para o negócio não ir pela água abaixo) e apresentado ao público, moçambicano a troca de 10 tostões  a entrada  e vê-lo na barraca sentado numa cadeira. 
.
A primeira vez que vi o Gabriel, numa barraca, foi na Manga, arredores da cidade da Beira (Moçambique). Vi um jovem de olhar triste que estava a ser mostrado ao público, ser explorado a troco de uns tostões que lhe caberiam depois. 
.
Gabriel de Manjacaze, depois da cidade da Beira, seguiu outras cidades, mais ao norte e já sem interesse a sua altura rumou para Angola, onde foi mostrada sua gigantesca figura. 
.
Segundo li, na imprensa, a coisa não teria corrido pelo melhor, abandonado pelo seu agente, regressou às orígens e a Manjacaze. 
.
Mais tarde Gabriel parte para Portugal, vai ser conteúdo de amostra por todo o país. Conheceu a D. Maria numa feira cujo senhora, de pouca altura, se apaixonou pelo Gabriel, viriam a casar e fizeram um filho. Assim: “as mulheres não se medem pela altura mas pelas acções!” 
 .
Perdi, ainda em África e na Rodésia, o rasto ao Gabriel Mondlane e quis o destino que o viesse a encontrar na cidade de Banguecoque em Agosto de 1989 e quando a capital tailandesa despertava para p progresso que numa mais estagnaria até hoje.
.
O Gabriel está na Tailândia para a inauguração do primeiro mega super-market Makro, com ele estão outros homens grandes, da Tailândia, o Miko da Austrália e outros mais pequeninos. 
.
Gabriel, já não pertence ao número dos vivos. Uma queda em 1990, um ano depois de passar por Banguecoque, roubou-lhe a vida.
.
Seguem imagens, legendadas, do Gigante Manjacaze em Banguecoque em Agosto de 1989.   
Gabriel ficou hospedado no hotel de 5 estrelas Montien, baixa de Banguecoque. Um enorme painel anunciava sua presença e o homem mais alto do mundo na capital tailandesa.
Gabriel teve a honra de ser cumprimentado por Sua Alteza a Princesa  Soamasawali Kitiyakara no loby do hotel Montien. De notar a postura, elegante, de Gabriel, ao apertar a mão a Sua Alteza a Princesa.
Na imagem da esquerda para a direita, vista de frente: minha filha Maria Martins, com 3 anos, Esperança Rodrigues (camisa branca às riscas) a interprete do Gabriel da língua portuguesa para a tailandesa e inglesa. De vestido branco às pintas  e faixa de cor azul. Sua Alteza a Princesa Bajrakitiyabha, que com sua Mãe Sua Alteza Soamasawali Kitiyakara veio conhecer o Gigante de Manjacaze.
Eu com minha filha Maria Martins, o Gabriel e o Miko, gigante Australiano e o segundo homem mais alto do mundo...
Minha mulher Kanda e filha Maria Martins, junto ao Gabriel.
O casal Mondlane e uma admiradora...
 O Gabriel com as crianças no seu quarto...

Gabriel com os seus colegas que vão, como pau de bandeira, inaugurar o primeiro Makro da Tailândia. Actualmente existem umas dezenas espalhados por todo o Reino...
O ofereci um passeio, nocturno, ao Gabriel pela cidade de Banguecoque no meu Volvo 244. Tive que retirar o assento da frente para que conseguisse acomodar-se e ver algo....
Homens grandes e menos grandes de camisolas do Makro.
 Fotos e texo: José Martins