quinta-feira, 13 de julho de 2017

FUTEBOL NA TAILÂNDIA E O CONTRIBUTO, PARA SEU DESENVOLVIMENTO, DA LUSOFONIA.

Alexandre (Mano) Polking, natural de Montenegro, Rio Grande do Sul - Brasil  ex-jogador de futebol, treinador de vários clubes tailandeses,ex-auxiliar técnico e seleccionador das subs 23 e 18 da Tailândia, ano 2016 eleito o melhor treinador por vários meses, a sua imagem é capa de revistas. Sem sombra de dúvida se pode classificar o melhor treinador de futebol, na Tailândia, da época 2017. Há quatro épocas que Mano Polking está à frente, como teinador, dos destinos do Bangkok United F.C., que actualmente o coloca no terceiro lugar na tabela classificativa do campeonato da primeira liga da Tailândia (Taça Toyota) e um sério candidato ao primeiro lugar na época 2017 que termina próximo mês de novembro.
.
Em qualquer jogo de futebol, da primeira ou da segunda liga que se realize em estádio do Reino da Tailândia, certamente que a língua portuguesa está presente.
.
Alguém no contexto do grupo de  jogadores, treinadores, técnicos fala a língua de Camões e o meio de comunicação de mais de 250 milhões de pessoas do Globo.
Luis Viegas técnico, profissional, de futebol, português. que mais anos leva em Banguecoque e no mesmo clube o Bangkok United F.C.. Luis Viegas um técnico analista, trabalha constantemente e colabora com o treinador de que muitas de suas opiniões leva o Bangkok United F.C. à vitória. Luis Viegas é um português de trato fino que cativa todos que com ele lida.
.

Mas antes de falarmos das pessoas, originárias do mundo da lusofonia que se empregam em clubes de futebol da Taiândia voltamos atrás e descrever as raízes do futebol na Tailândia.
.
O  futebol da Tailândia, cresceu acompanhando o deselvolvimento do reino embora o desporto rei fosse conhecido há muito anos e praticado não gozava a popularidade semelhante da Europa ou das Américas.
.
Os tailandeses praticam os seus desportos, tradicionais de séculos onde se contava o basquetebol, o voleibol onde os pés substituem  as mãos, voleibol , badmington o popular e secular Muay Thai, luta de galos  e outros que não conhecemos.
Paulo Alexandre o técnico que prepara, fisicamente, os atletas para os jogos. Paulo Alexandre é natural do Brasil, um "cara" sempre bem disposto e de fazer partidas.... A  mim, como fotógrafo, já me fez algumas enquanto estou de máquina fotográfia, aperrada, junto ao relvado e próximo do local onde prepara os atletas, acabei de mudar de lugar para não ser perturbado pelas suas brincadeiras.
.
Actualmente 18 clubes estão inseridos na Primeira Liga de Futebol da Tailândia, muitos dos quais de fundação recente apenas 5 fundados em 1937-1967-1870-1977-1977, os outros 14 com datas muito recentes não ultrapassando a idade de vida de 30 anos.
.
Bem nos recordamos nos anos de 1978, quando conhecemos a cidade Banguecoque, embora a extensão cidade fosse grande e de construção de casas de madeira baixas e os edifícios mais altos, na baixa de Banguecoque, era o Hotel Dusit Rthani, os 12 andares do Hotel Narai, na Silom Road e com menos o Nana Hotel para os lados da Shukumvit Road. Podemos afirmar com toda a convicção que o futebol de onze era, praticamente, desconhecido.
Valdir Bardi, brasileiro, o treinador de guarda-redes. Sempre bem disposto, conversador e claro está na língua portuguesa a gente se entende. Muito profissional e o Bangkok United F.C. tem na sua equipa os melhores guarda-redes, de futebol da Tailândia.
.  
O futebol inglês atinge popularidade, na Tailândia, devido a certos jogos, dos clubes  Manchester e Liverpool serem os jogos retransmitidos, em cassetes, pelos canais de televisão e ganham adeptos. O primeiro estádio nacional em Bangkok é Estádio Suphachalasai  inaugurado em 1935, com capacidade de 35 milpessoas sentadas, embora ali se tenham realizado jogos de futebol não atingem a popularidade existente na Europa e Américas.
.
Em 1996 o Futebol Club do Porto, Inter de Milão, Boca Júniores e a Selecção da Tailândia, disputam um torneio em o F.C. do Porto é o vencedor. Porém as bancadas do estádio Nacional Suphachalasai, nas bancadas, não têm mais de que uns poucos milhares de pessoas assistir aos jogos.
Gilberto Macena, Brasileiro e um jogador de muita classe e contribuído para que o Bangkok United esteja no topo da tabela classificativa.
.
Em 2001 Luis Figo é dado como o melhor jogador do Mundo e atinge enorme popularidade na Tailândia. Graças a Luis Figo o futebol português é conhecido na Tailândia e anos depois o Cristiano Ronaldo viria a confirmar a alta classe do futebol luso.
.
Até ao ano de 2011, não temos conhecimento que treinadores, jogadores ou técnicos portugueses tenham sido contratados por clubes Tailandeses. O primeiro português a ser contratado, como treinador, por um clube de futebol tailandês é o Prof. Henrique Calisto pelo SCG Muangthong United, que durante 10 anos ganhou popularidade, enorme como seleccionador nacional do Vietname.
Yohan Tavares, português, uma aquisição recente do Bangkok United F.C.. Um defesa nato, combativo que muito tem contribuído para os tão excelentes resultados do Bangkok United F.C., que voltou o club de futebol surpresa pelo arranque espectacular  nos últimos jogos e vitórias alcançadas.  
.
Apesar de sucessos adquiridos e grande popularidade entre adeptos, Prof. Henrique Calisto rescinde, amigavelmente, o contrato com o SCG Muangthong United depois de  8 meses. Segue-se ao Prof. Calisto, os treinadores Mário Lemos, Rui Bento, para treinadar o Bangkok United F.C., Luis Viegas analista do Bangkok United  e Manuel Cajuda (este por escassos meses) para treinar Beco Tero Sasana e presentemente o defesa Yoha Tavares.
Luis Viegas mais  a esposa Natchanan Aun. Deram o nó o ano passado. O Luis foi ferido pela seta do Cupido na Tailândia (aliás como nós fomos há 38 anos), um casal que irradia, a todo o momento, felicidade.
.
Outros jogadores o Yannick Djaló contratado pelo Ratchaburi, onde jogou apenas a época 2016, Bruno Moreira, jogador do Paços Ferreira contratado, em 2016, pelo Buriram United, jogou apenas uns poucos jogos e regressou às orígens, sem sabermos o motivo.
José Martins