terça-feira, 9 de maio de 2017

BANGUECOQUE - TAILÂNDIA; "FESTA DO PASTEL DE NATA E CAFÉ DELTA"

Depois da especialidade o Fio de Ovos, dos Queques (mais duas outras especialidades de doçaria portuguesa), deixada na Tailândia pelos portugueses em meados século XVII, temos agora os afamados Pasteis de Nata que sem qualquer ponta de dúvida,terão um brilhante futuro pela sua frente. 
 .
Graças ao dinamizador, homem de ideias e de vida o empresário Carlos Afonso montou uma fábrica de pastelaria onde nos fornos confecciona os pasteis de nata, outras especialidades onde se conta o pão de vários cereais.
.
Ontem, no Mega "Shopping" Centro Parangon, estabelecido na parte nobre da cidade da capital tailandesa, internacionalmente conhecido e frequentado, diariamente, por milhares de turistas, o pastel de nata e o café Delta, de sabor impar, foi apresentado ao público, de várias nacionalidades e parte da comunidade portuguesa residente. 
.
O evento teve a presença do embaixador de Portugal Francisco Vaz Patto, que segundo me informou Carlos Afonso, patrocinou a apresentação do pastel de nata e do Café Delta com a concessão, gratuita, do espaço cedido pela gerência do Paragon. 
.
Seguem, a seguir, imagens legendadas que dão conta da apresentação dos dois produtos de excelência de raíses lusas.
Duas horas antes da inauguração do evento e a apresentação, ao público, do pastel de nata e o Café Delta os balcões apresentavam-se lindamente decorados. O empresário Carlos Afonso, ao lado direito e uma simpática e bonita jovem trajando um vestido regional português.
É bonira e o casamento perfeito entre a sua beleza e o vestido....
Apresentação dos pasteis de nata na estufa. Para melhor quentinhos têm o paladar característico....
O preço dos pasteis de nata acessíveis a todas as bolsas  Um euro cerca de 37 bates tailandeses.
Lista de preços do Café Delta. Preços, mais baixos, dos praticados por uma cadeia, internacional de venda de cafés, cujo a qualidade do Café Delta é superior. Deixamos aqui designado que na Tailândia, moderna, se consome imenso café com milhares de pequenas lojas espalhadas pelo país, onde se conta as estações de serviços de abastecimentos de  combustíveis a veículos.
Várias especialidades, expostas, de Cafés Delta nos balcões.
Panorâmica (parte) da secção de restaurantes do Parangon onde os visitantes poderão saborear comida de muitos países. De momento não existe nenhum onde se possa comer um bacalhau â Brás, um Caldo Verde e uns rojões à moda do Minho. Acreditamos que em futuro próximo um restaurante de comida portuguesa vai surgir na capital tailandesa onde vivem mais de uma dúzia de milhões de almas e em trânsito, cerca (cálculo) de 20 milhões de turistas anualmente.
Um dos balcões
O grupo de  empregadas de balcão, que depois da inauguração, não vão ter mãos a medir em servir os clientes com pasteis de nata que acompanhados com um cafezinho Delta, o matrimónio perfeito
E assim pedi ao Carlos Afonso (o maior fura-vidas que haja encontrado) para que posasse com uma embalagem de seis pasteis pasteis de nata. E voltando ao Carlos Afonso, seriam meia dúzia destes portugueses, necessários, na Tailândia, para lançar os produtos portugueses. Portugal tem largas raízes  de fixação na Tailândia, cuja esta, históricamente, levam 506 anos.
Carlos Afonso junto a João Carvalho, representante do Café Delta em Shanghai (China) que se deslocou, propositadamente, à capital tailandesa para o lançamente, oficial, do famoso café prepado em Vila Maior.
Ainda não tinham chegado os convidados à inauguração do evento, já pasteis de nata se vendiam a turistas ao balcão....
Carlos Afonso e seus dois funcionários preparados para receber e servir os convidados....
Chegam os primeiros convidados e desde logo uma foto de família tendo como pano de fundo a Torre de Belém que evoca os descobrimentos dos portugueses quinhentistas.
Um convidado a pedir informações a Carlos Afonso sobre o pastel de nata....
Chega o embaixador de Portugal Francisco Vaz Patto e desde logo é saudado e cumprimentado por um convidado. Embaixador Vaz Patto goza de muita popularidade, diplomática, desde que tomou conta da gerência (a caminho de dois anos) da embaixada portuguesa na capital tailandesa.
O espaço vai ficando cheio e embaixador Vaz Patto, vai distribuindo uma palavra amiga a convidados....
Nuno Caldeira da Silva, o Cônsul Honorário de Portugal na cidade nortenha Chiang Mai (de celular na mão), veio propositadamente a Banguecoque para assistir ao lançamento do pastel nata e Café Delta.
Mais uma palavra amiga do embaixador Vaz Patto....
A imagem bem dá conta da presença de muitas pesoas...
Uma elegante, senhora tailandesa posa para uma imagem junto ao painel com monumentos e a Torre de Belém.
`Dá-se o início à distribuição de pasteis de nata aos convidados....Uma delícia!!!
Embaixador Vaz Patto, com um pastel de nata na fotografia com Carlos Afonso....
Nuno Caldeira da Silva, o nosso cônsul honorário em Chiang Mai, aguarda o café expresso Delta tirado da máquina, exclusivamente, fabricada para empresa, gigante, portuguesa com sede em Vila Maior!
O espaço cheio e popularidade à vista do pastel de nata e do café Delta!
A Esperança Rodrigues (lado direito) na foto com uma amiga. Esperança Rodrigues, a residente portuguesa mais antiga na Tailândia, casada com um abastado empresário tailandês com uma cadeia de abastecimentos de produtos alimentares para as despensas de hoteis é senhora muito conhecida nos meios elitistas da capital tailandesa. Esperança Rodrigues exprime-se, correctamente, na língua tailandesa.
João Carvalho, representante dos Café Delta, não teve mãos a medir a servir café aos convidados.... Continuam a ser oferecido o pastel de nata,,,,
Mais uma fotografia de família junto ao embaixador Vaz Patto
Café Delta, pastel de nata e muita simpatia....
A Beatriz Canas Mendes, um amor de jovem, professora, foi uma das presenças agradáveis!
Momento de pausa para uma olhadela ao celular.
A festa do pastel de nata e do Café Delta continua...
E terminamos esta reportagem de um agradável evento e com os desejos da continuação de sucessos a Carlos Afonso e o dinamizador da colocação de produtos portugueses na Tailândia.
.
Texto e imagens de José Martins
Best Regards,
Clément THÉBAULT
Business Development Manager
TEL : 0982 852 711