segunda-feira, 27 de junho de 2016

"BRUNO MOREIRA, ATLETA PORTUGUÊS, NA TAILÂNDIA."

Tem sido escassa a presença de atletas portugueses nos relvados dos estádios onde se pratica o jogo de futebol na Tailândia. Porém a língua de Camões bem se pode considerar a língua, estrangeira, mais falada nos clubes tailandeses dado que Brasil continua o grosso da coluna na contratação de jogadores, treinadores e terapeutas. Temos, por exemplo, o clube Bangkok United F.C. onde entre atletas e técnicos há 8 pessoas a falar a língua portuguesa. 
.
Praticamente todos os clubes da primeira liga de futebol da Tailândia há alguém que se exprime na língua portuguesa e a de 200 milhões de almas e em sexto lugar no mundo.
Bruno Moreira já tem os seus admiradores em Buriram... Pensando nós que os grupo de jovens, exibindo a bandeira das Quinas em frente ao estádio, seria pela honra de Portugal vencer, na noite anterior, no Euro2016, a Croácia, enganei-me eram os novos admiradores do Bruno. . Nos últimos 5 anos passaram pelo futebol tailandês, 3 treinadores portugueses e uns quatro jogadores. De momento e atletas de nomeada o Yannick Djaló, no clube da cidade de Ratchaburi, a 100 quilômetros ao oeste da capital tailandesa e no presente o Bruno Moreira na cidade nordestina, Buriram, a 400 quilômetros de Banguecoque.  . Bruno Moreira fez as sua estreia, ontem, no jogo da segunda perna da primeira liga tailandesa, 2016, contra o Bangkok United cujo resultado final foi de zero a zero para ambas as partes.
O Facebook ainda (valha-nos ao menos isso!) tem utilidade para contactos... Ontem contactamos o Bruno, obtivemos de imediato resposta, para nos encontrarmos hoje no hotel onde se hospeda mais a esposa Flávia e a encantadora filha  Maria, de dois anitos e já estrela, em Buriram, solicitada, constantemente para selfies. Uma criança lindíssima!!! Na imagem o Bruno mais um seu admirador na recepção do Hotel Amari, onde temporariamente, se hospedam até arrendar casa. .
A contratação de Bruno Moreira, jovem de 29 anos a jogar pelo Paços Ferreira e natural de Vila Nova de Famalicão foi noticiada pelos jornais desportivos portugueses e tailandeses. Ligado que estamos, por amadorismo ao futebol como fotógrafo desportivo, desde logo tivemos a intenção de conhecermos o Bruno, falarmos com ele, o que viria acontecer hoje pela manhã.
O Bruno Moreira, a esposa Flávia e Maria a criança que a todos cativa, a porta do Hotel Amari Buriram onde residem temporariamente. .
Já ontem domingo tivemos a oportunidade de vermos o Bruno no seu primeiro jogo e analisarmos a suas capacidades como atleta no relvado. O tempo, esporadicamente, com fortes chuvadas não houve a possibilidade do atleta produzir o seu melhor mas temos a sensação de que vai dar que falar nos meios futebolísticos tailandeses.
O Senhor Newin Chidchob, com tremenda popularidade em Buriram, junto a uma sua admiradora, ontem, em frente ao estádio do Buriram United.

À MARGEM:  Fica a recordação depois do curto tempo que conversamos com o Bruno Moreira e esposa no "coffee shop" no Amari Hotel Buriram de termos tido pela frente um atleta modesto, concentrado nas suas pallavras.  O Bruno assinou um contrato por dois anos e meio com o Presidente do Buriram United, Senhor Newin Chidchob, do qual nos disse ter o melhor relacionamento. Senhor Newin Chidchob, ex-político tailandês que mandou a política colher urtigas e dedicou-se, exclusivamente, a promover o desporto na Cidade de Buriram, onde construiu um estádio a que lhe damos o nome  "Catedral de Aço" que sentadas comporta 32.500 pessoas a ver uma competição desportiva e um Circuíto Internacional para corridas de automóveis e motos. De momento e junto aos dois complexos, gigantes, desportivos, ordenou a edificação de um mega parque onde trouxe de várias partes do Isarn a cultura que pertenceu ao extinto império dos Khmer. Oportunamente, com imagens inseridas, vamos descrever o maravilhoso encontrado,
José Martins
Imagens e texto 
27.06.2016