domingo, 16 de fevereiro de 2014

RUI BENTO O TERCEIRO TREINADOR DE FUTEBOL, PORTUGUÊS, NA TAILÂNDIA


.
De facto antes do ano de 2013 o futebol português pouco era conhecido na Tailândia, embora jogadores como o Luis Figo, se tornara  famoso de quando eleito em 2001, pela FIFA, o melhor jogo do Mundo e segue-se, depois, Cristiano Ronaldo galardoado em 2008, entre vários prémios a Bola de Ouro (é-lhe conferido o mesmo prémio este ano), mas estes jogadores portugueses estava a jogar pelo Real Madrid o que confundia, perante seus admiradores, a nacionalidade dos nossos herois, o que hoje já não acontece. O futebol português começa a gozar de boa saúde na Tailândia! 
.
Quando me perguntam pela minha nacionalidade e lhes respondo Portugal, logo em seguida me dizem: Cristiano Ronaldo e, por vezes Luis Figo (ainda ontem um adepto, japonês do Nagoya me mencionou Luis Figo). 
.
Porém já duas equipas de futebol, portuguesas, actuaram em Banguecoque a primeira foi o Futebol Clube do Porto em 1997, que ganharia um torneiro entre o Inter de Milão, de Itália, Boca Júniors, da Argentina e a Selecção da Tailândia. 
.
Segue-se depois o Sporting Club de Portugal, num jogo amigável, em 2012, com a Selecção Tailandesa, cujo evento foi integrado nas Celebrações dos 500 anos da chegada do Portugueses à Tailândia.
.
Portugal na Tailândia começa assim a firmar-se no desporto rei, que de momento ganha enorme popularidade, especialmente, entre as camadas mais jovens. Em tempo revelamos que foram os missionários Jesuitas, portugueses, que levaram o jogo de futebol, da Ásia, para a Europa, que mais tarde seria aperfeiçoado pelos ingleses. 
 .
Depois do prof. Henrique Calisto e o jovem promissor Mário Lemos (presentemente a orientar um clube da Coreia do Sul) que treinaram a equipa séniores e júniores do prestigioso, detentor da Taça da Liga Tailandesa em 2009/2102,  clube SCG Muanthong United, de Banguecoque, chegou há cerca de um mês, à capital tailandesa, Rui Bento  para orientar a equipa, da 1ª Liga, Bangkok United F.C. cuja classificação o ano passado, na tabela se quedou, no final do torneio,   num modesto 13º lugar na tabela.
 .
Ontem, domingo (16.02.14) pela primeira vez, encontramo-nos, no complexo desportivo, Thai-Japanese, com Rui Bento, estádio do seu novo clube onde se iria realizar, pelas 3:30 da tarde, um jogo amigável entre a sua nova equipa e a congénera japonesa “Nagoya Grampus Eight” (clube oficial da Toyota). 
.
Não nos vamos adiantar, pormenorizadamente, na obra de que Rui Bento está empenhado em levar a cabo, para não cairmos em desinformação, porque de momento o, meritoso, profissional de futebol português ter-se-á que adaptar às condições (que não lhe serão fáceis) do clima, conhecer o meio e seu atletas. 
.
Iremos, durante o torneio da 1ª Liga de Futebol Tailandesa, seguir Rui Bento de perto e relatar a sua actividade. Próximo dia 23.02.2014 (domingo) a equipa de Rui Bento tem pela frente, um jogo difícil, fora de casa o "Army United". 
.
Seguem imagens, legendadas, que ontem (16.02.2014) captamos no estádio Thai-Japanese. 
Rui Bento, ontem, tendo a seu lado direito o Presidente do Bangkok United Kachorn Chiaravanont. Senhor Kachorn é também o Presidente da "True Corporation Public Company", gigante de telecomunicações da Tailândia.
Rui Bento com seus dois assistentes, portugueses, Tiago Lemos,preparação física da equipa e Daniel Pinto o preparador dos guardas-redes.
Os 11 de Rui Bento antes do jogo com a equipa do Japão
A equipa japonesa Nagoya Grampus Eights que viria a vencer o jogo amigável o Bangkok United por duas bolas a zero.
Uma fase do jogo
Rui Bento, no banco, junto a seu assistente, tailandês, que lhe servirá, durante o jogo, de comunicador com os atletas que não se exprimem na língua inglesa.
Rui Bento em bate-papo com a comunicação social (ainda pouca dado a pouca importaância do jogo) depois do encontro.
José Martins/17.02.2014