domingo, 26 de janeiro de 2014

NA ROTA DOS PORTUGUESES NA TAILÂNDIA - ANA GORJÃO HENRIQUES


Esta a última de duas partes finaliza o nosso trabalho a Krabi, um paraíso, como já o escrevemos antes às ilhas encantadas de Krabi, que ali não nos importariamos de ficar para sempre. 
.
Foi uma experiência muito agradável contactar com a simpatia de Ana Gorjão Henriques e seu marido o empresário Nuno Teixeira. 
.
O cenário de Krabi, a selva virgem o mar, as centenas de picos distribuídos pelo água impressiona todos aqueles que o visitam. 
.
Nunca tínhamos viajado para o sul da Tailândia e até antes de chegarmos a Krabi, pensavamos nós que também tinha sido flageado pela tragédia do Tsunami em 26 de Dezembro de 2004. 
.
Hospedados no hotel perguntamos à recepcionista se Krabi tinha sido atingido pelo maremoto e fiquei então a saber que a baía e a cordilheira marítima tinha protegido o arquipélago e a costa. 

Gostarei de aqui informar que o Krabi foi familiar aos portugueses no principio do século XVI e de quando Afonso de Albuquerque, depois de conquistar de Malaca, (1511) enviou o primeiro emissário, António Miranda de Azevedo, à segunda capital da Tailândia, Ayuthaya transmitir a notícia ao Rei Rama Tibodi II que Malaca tinha sido conquistada pelos portugueses, para mais AQUI. 
.
Mais ao norte de Krabi está a baía de Mergui (em 1511 e por mais uns séculos esteve sob a soberania da Tailândia) onde chegou a viver uma comunidade lusa. Foi ponto de partida dos portugueses para o contacto com o Reino da Tailãndia, dado que encurtava o caminho de Malaca para Ayuthaya. 

Não muito distante de Krabi, o Phuket, também ali viveu uma comunidade lusófona onde ainda há restos dessa vivência e algumas casas da arquitectura colonial portuguesa a que lhe dá o nome Sino/Portuguesa.
José Martins
Ana Gorjão junto a seu marido, o empresário Nuno Teixeira que dirige seus negócios, pela internet onde se incluem viagens e outros diversos ligados ao continente africano
Os quatro restaurantes da "Phulay Bay, a Ritz Carlton Reserve" servem cozinha tailandesa, tradicional e internacional Restaurante Lae Lay serve deliciosos frutos do mar .
As instalações da estância balnear "Phulay Bay, a Ritz Carlton Reserve" inclue uma, larga, piscina principal que na disposição em que se encontra, em certos pontos, em que as pessoas se encontram dá-lhes a sensação que para além do azul da água da piscina está a continuação do mar de Krabi.
 Uma panorâmica da piscina junto à costa do Mar de Andaman que vista junto ao restaurante dá-nos a impressão que o azul límpido da água da piscina que esta é a continuação do oceano.
A estância balnear pode, também, organizar uma variedade de viagens navegando para as ilhas.
 O bar, junto ao mar onde dali, ao fim da tarde e ao sol posto o cliente, tomando uma bebida, aprecia o recolhimento do sol, atrás dos picos e ilhas, selvagens, ornadas de vegetação, deixando uma linha, recta, de luz ao de cimo do azul da água do oceano.
E se o hóspede pretender navegar pelo remanso daquele mar de ondas serenas pode usar um catamaran, à vela, ou em outro caso uma canoa a remos.



À MARGEM: Ana Gorjão Henriques possui um Curriculum Vitae riquíssmo de formação que lhe deu a oportunidade de dirigir um complexo, turístico e de lazer, internacionalmente reconhecido, de grande categoria como "Phuley Bay, a Ritz Carlton Reserve"
.
7º ano da "Alliance Française" de Lisboa, concluído com nota bom (14 valores) que lhe dará o privilégio dar aulas de francês até ao 9º ano;  
.
Escolaridade até "Première" inclusivé (equivalente ao 11º ano): Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa - Área de Ciências (parte Francesa). 
Escolaridade até ao 1º ciclo: "Ecole Claude Debussy" em Paris.
.
Habilitações Profissionais:
Licenciatura em Direcção e Gestão Hoteleira
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril;
.
Curso de Marketing Estratégico, Universidade de Cornell, Estados Unidos da América; 
.
Curso de Marketing e Hoteleiro na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril/Associação dos Directores; 
.
Bacharelato em Direcção e Gestão Hoteleira. Escola Superior de Hotelaria  e Turismo do Estoril. Média final - 14.5 valores; 
.
Graduação em Direcção Hoteleira - Secção de Direcção Média final - 16 valores;
.
Pós-Graduação em Hotel Management. Curso intensivo - Centre Internacional de Gilion-Suiça. Módulos: Gestão de Marketing, Gestão de Alimentação e Bebidas. Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira;
.
Curso de Gestão e Técnica Hoteleira. Escola de Hotelaria e Turismo do Porto - Média final - 15.2 valores (bom).
.
Experiência Profissional
Phulay Bay, a Ritz Carlton Reserve - Krabi, Tailândia. Desde Dezembro de 2012
.
General Manager - Responsável por toda  a gestão do Resort. Equipa, permanente, de 240 pessoas;
Penha Longa Hotel & Golf Resort - Sintra. Set. 2005 a Dezembro 2010 - Managed by Ritz Carlton; 
.
General Manager - Sintra Desde 01 Janeiro de 2010. Responsável por toda a gestão do Hotel, Golf e Resort - Equipa de 180 pessoas;
.
Hotel Manager - Sintra Junho 2008 a Dezembro 2009. Responsável por todas as áreas de quartos incluindo recepção. Front Office, Back Office, Front of House, Guests Services, Concierge, Housekeeping, Health Club. Responsável indirecta por todas as áreas de Vendas e Marketing. Conferências e Gestão de Equipas no total de 65 pessoas. Directora de Serviço, de acordo com a escala de Directores de Hotel;
.
Directora de Marketing & Vendas - Sintra. De Setembro 05 a Junho 08. Responsável por todos as funções de Vendas e Marketing. Conferências e Banquetes. Relações Públicas, Departamento de Reservas e "Revenue Management". Gestão de Equipa de Vendas e Marketing de 18 pessoas. Parte do Management Comitee"
 .
Praia D´El Rey Marriot Golf & Beach Resort - Óbidos Março 03/Set.05
.
Directora Comercial
Responsável por todas as funções de Vendas e Marketing. Conferências e Banquetes, Relações Públicas, com incidênca directa no Departamento de Reservas e "Revenue Manegement". Parte activa em todo o projecto de abertura: 2º elemento contratado (Abertura: 16 de Dezembro de 2003)
Parte do "Management Comitee"
Gestão de Equipa de Vendas e Marketing de 8 pessoas
Directora de Serviços de acordo com escala de Ditectores de Hotel.
.
Praia D´El Rey Golf &Country Club - Óbidos Julho 02/Março 03
.
Gerente das empresas Interentals e Servibéltice
Ambas as empresas integradas no grupo de Béltico S.A.. proprietária do Praia D´El Rey Golf & Country Club, em Óbidos. 
Interentals:empresa que gere todos os alugueres de apartamentos, moradias em banda e Vilas. Empresa fundada em Agosto de 2002, com acompanhamento de todos os desenvolvimentos e implementação desde início.
.
Servibéltico:empresa responsável pelos serviços incluídos, entre outros, limpeza, tratamento de roupa, alugueres de viaturas, contratação de serviços turísticos e transfers, gestão de contas correntes dos proprietários etc.
.
Pestana Palace Luxo - Lisboa. Agosto 2000/Julho 02
Pré abertura
.
Directora de Marketing e Vendas - Set. 01/Julho
Responsável por todas as funções de Marketing e Vendas do Hotel, assim como incidência directa no Departamento e de Conferências e Banquetes. 
Gestão de Equipa de Vendas e Marketing de 7 pessoas.
Directora de Sertviço, de acordo com a escala de Directores do Hotel.
.
Directora de Vendas                                   Agosto 2000/Agosto 01
Hotel Ritz Four Seasons Luxo - Lisboa     Jan. 99/Agost. 2000
.
Chefe de vendas
Responsável pelo Mercado Norte Americano Estados Unidos, Canadá e pelo Brasil. Responsável por parte das Agências de Viagens locais e empresas Internacionais.
.
Lapa Palace Hotel Luxo - Lisboa                             Jan. 95/Jan. 99
.
Directora de Vendas                                                  Jan.97/Jan. 99
Responsável pelas Vendas e Marketing, mercado de empresas nacionais e internacionais, coordenação de Banquetes, coordenação de Grupos,promoção interna e externa, contratação com Agências de Viagens, publicidade.
Responsável por todos os problemas inerentes ao pessoal do departamento, entrevistas de recrutamento, admissão de pessoal etc.
.
Assistente de Direcção Comercial                           Maio 95/Jan.97
.
Assistente de Direcção                                             Jan.95/Maio 95
Responsável pelo Departamento de Controlo de Custos, Implantação do Sistema Informático Fidelio e respectiva formação do pessoal.
.
Hotel Estoril Eden - Estoril                             Junho de 91/Jan. 95 
.
Assistente de Direcção                                             Abril 92/Jan.95
Responsável pelo Departamento de Alimentção e Bebidas, Controlo de Custos, Departamento de Compras e Formação.
.
Controlo de Custos                                              Junho 91/Abril 92
Responsável pelo Departamento de Controlo de Alimentação e bebidas.
.
Formação (Em simultâneo com actividade profissional)
.
Formadora na Escola de Hotelaria do Estoril
.
Ano Lectivo de 1993/1994
Técnica Hoteleira e informação Turística
Curso de Recepção/Portaria, Curso de Escanções de Governantas, Curso de Barmen de 1ª
.
Ano Lectivo de 1991/1992
Técnica Hoteleira e informação Turística.
Curso de Recepção/Portaria, Curso de Mesa, Curso de Cozinha, Curso de Empregados de mesa de 1º Curso de Chefes de Bar.
.
Formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa 
Ano lectivo de 1990/1991
Técnica Hoteleira e Informação Turística.
1º e 2º Módulo de integração
.
Estágio
Estágio de 3 meses (1º ano): Alimentação e Bebidas Jun./Set.8
.
Quinta da Marinha Golf Resort (Cascais) 
(na altura não havia hotel)
.
Estágio de 3 meses (2º Ano): Recepção e contabilidade Jun./Set.88
Hotel Albatroz (Cascais)
Estágio Final: Estágio de fim de curso                       Out. 89/Jun90
Estágio a convite da Administração.
Departamentos: Recepção/Portaria/Reservas - Contabilidade/Controlo de  F&B-  Economat
.
Formação Profissional
Curso Aberto de Espanhol de 40 horas               Nov. 08 a Fev.89
Correspondente ao nível A1 do QECRL - Centro de Línguas e Culturas Estrangeiras da ESHTE - Nota final 19 valores
.
Formação de Formadores                                                  Julho 03
Instituto deEmprego e Formação profissional/Engiária
.
"Four Seasons Strategic Selling Skills"                             Ago. 99
.
Curso de Power Point                                                         Julho 99
.
Seminário de Técnicas de Vendas                                         Jan.97
Move Consuming.
.
Seminário sobre Liderança "As Pessoas em Primeiro Lugar" Abr.95 TM1
.
Jornada sobre "Prevenção e Segurança Contra Incêndios"     Out.92 - Associação de Directores de Hoteis de Portugal.
.
Jornada sobre "Diagnóstico Estratégico"                           Dez.91
Associação de Directores de Hoteis de Portugal
.
Curso de Técnica de Vendas                                                 Jan.91
Move Consuming.
.
Acção de Aperfeiçoamento Psicopedagógico de Formadores Out.90
Instituto de Emprego e Formação profissional/Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
.
Conhecimento de Línguas
Português - Língua materna 
Francês - Falado e escrito (bilingue)
Inglês - Falado e escrito
Espanhol - Falado e escrito (nível A1 do OECR)
.
Conhecimentos de Informática
Aplicações Microsoft,Word, Excel,Powerpoint, Access, Windows, outros
.
Aplicações Internet
Front Office, HIS e HOST for Windows/Fidélio/Opera/Lanmark  - Controlo de Custos - Fiden - Delphi (Sales and Catering) - Implementação e participação como formadora no Pestana Palace e no Praia D´El Rey Marriot Golf &Beach Resort
.
Outras Informações
Representação Encontro Europeu de Escolas Hoteleiras Abril 89 - Estrasburgo
.
Inscrição na DGT: nº DH 742
Inscrição na ADHP: nº 503
Carta de Condução
Desporto: golfe, ginástica, ski.