sexta-feira, 6 de setembro de 2013

UNIÃO EUROPEIA (EUNIC) LANÇA MAPA COM A HERANÇA EUROPEIA NA TAILÂNDIA



EUNIC Tailândia (União Europeia e Institutos Nacionais para a Cultura na Tailândia) foi criado em setembro de 2012, como um quadro comum, para a promoção da cultura europeia e do diálogo cultural e intercâmbio europeu-Tailandia. EUNIC Tailândia com o Instituto Goethe da Alemanha, Aliança Francesa, Embaixada da França, Embaixada da Itália, Embaixada Portuguesa e Instituto Camões de Portugal, Embaixada da Roménia, Embaixada da Espanha, British Council  e os outros Estados-Membros da UE juntaram-se num projeto-base. EUNIC Tailândia é apoiado pela Delegação da União Europeia para a Tailândia
 Imagem membros de países da União Europeia na fotografia de família, A contar da esquerda, a quarta pessoa, Luisa Dutra, Adida Cultural a representar a Embaixada de Portugal.
Seis de Setembro de 2013, no Hotel Mandarin Oriental a EUNIC Thailand, convidou a Comunicação Social, local e estrangeira, acreditada em Banguecoque, para conferência e o lançamento "European Heritage Mapa of Bangkok and Ayuthaya"
A mesa para a conferência de imprensa é composta pelos senhores Sylvain Fourrère, Presidente da EUNIC para a Tailândia e Encarregado de Negócios da Embaixada de França; Attila Nyitrai, vice-presidente da Delegação da Comissão Europeia na Tailândia e Luc Cuitrinot, director do projecto de investigação.
Finalizada a conferência de imprensa, as perguntas dos jornalistas respostas da mesa foi oferecido um passeio, de barco que vai navegar, para o norte, ao longo da margem esquerda do Rio Chao Prya e mostrar as primeiras construções que viriam dar inicio à influência estrangeira e formação da cidade de Banguecoque.
Na imagem a residência dos embaixadores de França acreditados junto à Corte da Tailândia
A velha alfândega, de Banguecoque, desactivada há muitos anos que mostra a grandeza e a riqueza da bela construção.
A residência dos Embaixadores de Portugal acreditados no Reino da Tailândia.
Igreja Portuguesa da Senhora do Rosário,


Siam Commercial Bank a primeira instituição bancária, tailandesa, na margem esquerda do rio Chao Prya e situado no centro comercial da Tailândia no século XIX.
Sede da East Asiatic Trading Company (lado esquerdo) e Catedral da Senhora de Assunção (lado direito)
Terminado o passeio, de cerca de 30 minutos, de cultura, no Rio Chao Prya, ficou terminado o evento.
O mapa agora lançado pela União Europeia, mostra-nos a zona  histórica de Banguecoque, a mais importante e de interesse a visitar. A capital tailândia, no ano de 1767 inicia-se, primeiro junto à margem direita do Rio Chao Prya, em Thomburi, pelo General Thaksin, o libertador, pouco depois da queda de Ayuthaya em 7 de Abril de 1767. Em 1782 e porque o receio de novo assalto das tropas do Reino de Pegú está fora de hipótese é então fundado a nova Banguecoque na margem esquerda do Rio Chao Prya e nos dias actuais a grande e moderna capital é dividida pelo grande curso de água
Outra parte do mapa designa em pequenas fotografias e curta descrição a influência ocidental na construção de Banguecoque cuja esta se instala a partir da década quarenta do século XVIII. Entretanto, recorde-se, os portugueses além de ser os primeiros a conhecerem  e instalarem-se na Tailândia (Reino ddo Sião) em 1511, igualmente de quando General Thaksin  instala, os tailandeses, a comunidade chinesa, malaia e portuguesa em Banguecoque (os portugueses nunca abandonaram ou fugiram da Tailândia durante de depois da invasão de Ayuthaya) oferece à comunidade lusa e descendente uma parcela de terreno, no lado de Thomburi, a que lhe deram "Bairro de Santa Cruz" para construirem suas casas e igreja para a prática do culto. Mais tarde e a paz consolidade Rei Rama II doa a Portugal uma parcela de terreno, em 1820, para construir Feitoria, onde hoje se instala a Missão Diplomática. A uns 250 metros a norte da missão, outro pedaço de terra, dado o nome "Bairro da Senhora do Rosário" para edificarem suas casa, uma doca para construir e reparar navios e igreja.
Bairro Português da Imaculada Conceição. Para melhor ilucidação, recomenda-se o cliqueAQUI
Bairro Português da Senhora do Rosário. Para melhor conhecimento recomenda-se o clique AQUI
A "Nobre Casa" a residência dos Embaixadores de Portugal acreditados na Tailândia. Para melhor esclarecimento sobre esta joia da arquitectura, colonial portuguesa e peça única em território nacional recomenda-se um clique AQUI
Bairro Português e Igreja de Santa Cruz. Para melhor informação clique AQUI
Aldeia dos Portugueses (Ban Portuguet) na velha capital em Ayuthaya. Aqui a partir de 1511, começa a história, apaixonante, da presença dos portugueses no Reino do Sião. Uma relacionamente impar de amizade e desenvolvimento do Reino. Para melhor conhecer a história clique AQUI